FREGUESIA DA MAIA CELEBRA A III NOITE DAS PANTAS COM ARTE CIRCENSE - Azores Today

Últimas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

FREGUESIA DA MAIA CELEBRA A III NOITE DAS PANTAS COM ARTE CIRCENSE

A Freguesia da Maia prepara-se para oferecer aos visitantes a terceira edição da Noite das Pantas, este ano com Arte Circense e Doçaria Carnavalesca. O evento decorre na noite do Domingo Gordo, dia 23 de fevereiro de 2020, das 19:30 às 24:00. Esta iniciativa, organizada pela Casa do Povo da Maia, através do Posto de Turismo, conta com a participação alargada das forças vivas da comunidade.

Nesta noite de mistério e muita alegria, a Maia oferece uma das suas mais genuínas tradições: as Pantas, um fenómeno de Carnaval que perdura há séculos nesta freguesia, quiçá introduzido por Inês Maia, a primeira aldeã a dar início ao povoamento da freguesia.

O evento procura acrescentar inovação à tradição, numa ótica de animação turística. Assim, após a Recriação Histórica das Pantas, pelas ruas da Maia, haverá concentração no Largo do Hospital, onde os diferentes grupos de pantas farão as suas exibições, com muita animação, música, dança e ritmos. Como novidade, esta terceira edição reúne Arte Circense, para a celebração do Carnaval, com espetáculo de malabarismo e fogo, orientado para o circo dos horrores, acrescendo muita doçaria carnavalesca.

Recorde-se que a tradição das PANTAS COM TODO O MISTÉRIO E EXUBERÂNCIA que as acompanha, pela noite dentro, na época do Entrudo, corresponde ao deambular de grupos de pessoas pelas ruas da freguesia, cobertas com lençóis brancos, assustando quem passa e visitando amigos. Em tempos idos, as Pantas, em jeito de fantasmas e de almas penadas, representavam os entes falecidos que, assim, regressavam ilusoriamente à vida e ao convívio das famílias.

Pede-se aos participantes que se vistam ou se cubram de branco para que o ambiente festivo seja o mais próximo das tradições.

Junte-se a nós nesta noite repleta de muita animação e surpresas – a III Noite das Pantas da Freguesia da Maia.














Sem comentários:

Publicar um comentário