"A Solidão da Casa do Regalo" a 25 de Março no Centro Cultural de Angra do Heroísmo - Azores Today

Últimas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

"A Solidão da Casa do Regalo" a 25 de Março no Centro Cultural de Angra do Heroísmo

"A Solidão da Casa do Regalo"
Prémio "Almeida Garrett"
Direcção Regional da Cultura

No dia 25 de março de 2020, pelas 21h30 no Centro Cultural de Angra do Heroísmo,integrado no SETE e no Festival de Teatro de Angra do Heroísmo, O Alpendre Grupo de Teatro leva a cena a "Solidão da Casa do Regalo".

Um texto escrito por Álamo Oliveira, vencedor do Prémio "Almeida Garrett" atribuído em 1999 pela Direcção Regional da Cultura

"Monte Brasil (Angra do Heroísmo). Voltada para a baía, a casa é um regalo para os olhos. Menos para D. Afonso – o VI –, exilado e espoliado da esposa e do reino. Partilha os dias e as noites com a solidão e com o seu pajem. Coxo, doente, envelhecido, D. Afonso é a máscara de todas as desolações. E, no entanto, tem apenas 33 anos. Vive sobre o arame da loucura e do pânico. Não distingue a luz da sombra ou mesmo da escuridão. Hesita entre ser criança e adulto; entre ser virtuoso e perverso; entre estar louco ou lúcido. Todas as ambiguidades o enformam. O Pajem é o seu espelho mais próximo. E também o seu bordão. A ele se arrima sempre que chega ao cume da loucura. É o que lhe resta de afecto e de capacidade para conviver e exorcizar os seus fantasmas. Por isso, chega a perder-se a fronteira que separa a lucidez de um da loucura do outro." (M/12)


Fonte: Alpendre, Grupo de Teatro
 


Sem comentários:

Publicar um comentário