Museu Municipal acolheu atividade “A Viola no Museu” - Azores Today

Últimas

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Museu Municipal acolheu atividade “A Viola no Museu”

A atividade “A Viola no Museu”, organizada pela Viola da Terra Associação de Juventude, em parceria com a Autarquia de Vila Franca do Campo, realizou-se, na quarta-feira, 2 de outubro, no Museu Municipal de Vila Franca do Campo.
Para o efeito, os alunos de uma turma do 7º ano e outra do 12º ano da EBS Dr. Armando Côrtes-Rodrigues participaram na atividade, visitando as exposições permanentes “Cordas Açorianas”, onde se encontram exibidos cordofones, e “A Arte dos Violeiros”, constituída pelos instrumentos necessários no processo de construção de uma viola da terra.
Na ocasião, a Vereadora Município de Vila-franquense com o pelouro da Cultura, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, referiu que “a viola da terra é um símbolo da nossa cultura e da identidade açoriana, sendo que faz parte da história e da vivência do nosso povo”.
A Vereadora considerou que os museus precisam de ser dinamizados “pelo que é muito importante este tipo de parcerias” e disse que o que se pretende é que as pessoas se envolvam e se interessem pelo que nos é tradicional, neste caso com a viola da terra como exemplo. “Importa que continuem a existir tocadores, que deem vida ao instrumento e não esteja apenas exibido numa montra”, frisou.
A finalizar, houve lugar a um momento musical a cargo do professor Rafael Carvalho, do tocador Carlos Estrela e de Guilherme Rodrigues, aluno do Conservatório Regional de Ponta Delgada e alguns participantes na atividade puderam dedilhar uns acordes na viola da terra.

 

Fonte: GCCMVFC

Sem comentários:

Publicar um comentário