CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA PROMOVE SESSÕES ALUSIVAS À IGUALDADE DE GÉNERO - Azores Today

Últimas

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA PROMOVE SESSÕES ALUSIVAS À IGUALDADE DE GÉNERO

No âmbito das comemorações do Dia Municipal da Igualdade, celebrado a 24 de outubro, a Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com a Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco de São Miguel, no âmbito do III Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, realizou, ontem e hoje, duas sessões alusivas a este tema, no edifício dos Paços do Concelho, para os funcionários autárquicos.

“Dois Dedos de Conversa sobre Igualdade” foi a ação promovida pela Câmara Municipal e pelas técnicas da Associação Crescer em Confiança, que contou com o apoio da Direção Regional da Solidariedade Social, sendo que esta atividade está integrada no Plano Municipal de Igualdade de Género e Cidadania do concelho.

Para a vereadora Albertina Oliveira, “este problema de desigualdade infelizmente, ainda persiste nos dias de hoje, e exige um compromisso coletivo de práticas que respeitem, reconhecem e valorizem as questões de igualdade. De referir que, a Câmara Municipal tem promovido, todos os anos, ações que servem para consciencializar tanto as pessoas, como as instituições acerca desta temática”.

35 funcionários autárquicos participaram, deste modo, nas duas ações desenvolvidas pela Associação Crescer em Confiança, demonstrando que o tema pretende defender não a igualdade de género ou de oportunidades, mas, sobretudo, a igualdade em Direitos Humanos. Foram realizadas diversas atividades e debates entre os participantes, por forma a sensibilizar e a consciencializar, num momento descontraído de partilha de ideias. As diversas ações permitiram desconstruir estereótipos de género e mostrar o impacto que os mesmos têm no nosso dia a dia, tanto a nível familiar, como profissional, ou até mesmo cívico e político.

A associação Crescer em Confiança trabalha 24 horas por dia, com 4 elementos que estão disponíveis e de prevenção na ilha de São Miguel, e igualmente, nas restantes ilhas do arquipélago açoriano.

De relembrar que para o executivo lagoense este tema é fundamental e, em prol do apelo à igualdade, várias atividades têm sido desenvolvidas no concelho. Assim sendo, desde 2016, esta edilidade tem situado as matérias relacionadas com a Igualdade de Género e Cidadania no foco da sua intervenção social, institucional e comunitária.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Sem comentários:

Publicar um comentário