Arquiteto Soares de Sousa oferece coleção de pintura à Câmara Municipal do Nordeste - Azores Today

Últimas

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Arquiteto Soares de Sousa oferece coleção de pintura à Câmara Municipal do Nordeste

A Câmara Municipal do Nordeste inaugurou a 9 de outubro, quarta-feira, uma coleção de 11 pinturas do arquiteto e artista António Eduardo Soares de Sousa.

A coleção (de aguarela, guache e acrílico) foi oferecida pelo artista ao município do Nordeste, tendo, na ocasião, o vereador da cultura da autarquia, Marco Mourão, agradecido a iniciativa e o gesto que o arquiteto Soares de Sousa teve para com o município do Nordeste, vindo juntar-se a outra coleção sua que pertence ao Museu do Nordeste.

A coleção, intitulada “Paisagens Criativas”, estará aberta ao público, na Sala de Exposições do Município do Nordeste, até 17 de novembro.

O interesse de António Eduardo Soares de Sousa pela pintura, como podemos ler na brochura interpretativa da exposição, surgiu na juventude com a curiosidade e o despertar para as circunstâncias do tempo, concretamente, para os movimentos artísticos do início do século XX, que representavam a libertação de regras clássicas do passado e abriam a porta à criatividade pessoal.

Como profissional de arquitetura, atividade que foi a sua base de sustento e também de gosto artístico – pois considera a arquitetura também uma arte – os trabalhos em pintura foram sendo mais raros, contudo, de regresso à terra natal, o ambiente e a beleza da ilha fizeram-me retomar a pintura.

A pintura de António Eduardo Soares de Sousa “não copia o real, mas sim procura introduzir uma visão pessoal que não desprezando o real compõe uma figuração livre e mais criativa, dando, assim, espaço a quem observa o meu trabalho de poder também aí encontrar as suas próprias interpretações criativas”.

Entre variadíssimas exposições, ao longo de várias décadas e até recentemente, o Museu Carlos Machado apresentou em 2018 uma exposição de Eduardo Soares de Sousa, passando o conjunto de pinturas a integrar a coleção de arte deste Museu.

O artista possui obras suas também na Casa dos Açores em Lisboa, na Casa dos Açores em Faro e em coleções particulares.

 

Fonte: Câmara Municipal de Nordeste

Sem comentários:

Publicar um comentário