DIA MUNDIAL DO TURISMO ASSINALADO NA LAGOA COM PRESENÇA DO PRESIDENTE DO GOVERNO DOS AÇORES - Azores Today

Últimas

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

DIA MUNDIAL DO TURISMO ASSINALADO NA LAGOA COM PRESENÇA DO PRESIDENTE DO GOVERNO DOS AÇORES

O Dia Mundial do Turismo foi comemorado, na passada sexta-feira, 27 de setembro, com uma conferência intitulada “Turismo Sustentável: Um Legado para o Futuro”, no Nonagon, Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, situado na cidade de Lagoa. Esta iniciativa foi organizada pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, em conjunto com a Confederação do Turismo de Portugal.
Empresários, gestores, investigadores, académicos e outros profissionais ligados à atividade turística reuniram-se, assim, nos Açores para assinalar o Dia Mundial do Turismo com uma conferência onde a sustentabilidade dos destinos turísticos foi o tema central.
Na sessão de abertura, estiveram presentes o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, o Presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, e o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.
Na ocasião, o presidente da região autónoma dos Açores, Vasco Cordeiro reiterou a importância da sustentabilidade, referindo que “Não apenas, a mais evidente e pode saltar à vista, a sustentabilidade ambiental, mas em todas as suas componentes: sustentabilidade económica, sustentabilidade social”, defendendo que “o turismo só valerá a pena nos Açores, na medida em que valer para as açorianas, para os açorianos e para a região”.
O presidente do Governo Regional dos Açores apontou, ainda, alguns desafios regionais, como a sazonalidade e a diversificação de mercados. E concluiu referindo a necessidade de não “nos acomodarmos com o crescimento”, defendendo que é preciso “olhar para a frente e perceber o que falta para melhorar ainda mais a qualificação, as questões relativas à valorização do destino”, afirmou.
A conferência teve no programa uma sessão de mesa redonda sobre turismo sustentável com personalidades da região ligadas ao turismo, tendo sido apresentado um estudo intitulado “Impacto da Economia Digital na Atividade Económica do Turismo”, por Miguel Castro Neto, subdiretor da NOVA Information Management School, seguido da intervenção de António Sampaio da Nóvoa, keynote speaker.
Foi, depois, apresentado o tema “Turismo Sustentável: Um Legado para o Futuro» no Nonagon”, por Jorge Alves, coordenador da Estrutura de Gestão da Sustentabilidade Destino Turístico Açores, seguido de debate. A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, marcou presença na sessão de encerramento.

 

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

 

 

Sem comentários:

Publicar um comentário