A Direção Regional da Cultura, no âmbito do projeto MARGULLAR, preparou um manual de… - Azores Today

Últimas

segunda-feira, 3 de junho de 2019

A Direção Regional da Cultura, no âmbito do projeto MARGULLAR, preparou um manual de…

A Direção Regional da Cultura, no âmbito do projeto MARGULLAR, preparou um manual de boas práticas para a realização de mergulhos em contexto arqueológico. Na passada sexta feira decorreu a primeira de 10 reuniões com os operadores marítimo-turísticos que operam nesta área para garantir a sua parceria na preservação do património Subaquático dos Açores.

As boas-práticas do mergulho em património cultural encontram-se explicadas de forma detalhada, e com recurso a ilustrações. Acresce alguma informação útil como, por exemplo, os contactos de bombeiros, hospitais e centros de saúde com câmaras de descompressão e alguns outros pontos no mundo com elevado interesse no âmbito do turismo patrimonial subaquático. Refira-se, ainda, que toda a obra foi traduzida em inglês, francês e espanhol.

A criação dessa obra foi, primeiramente, pensada por arqueólogos da Direção Regional da Cultura, sendo apoiada pela Associação Turismo dos Açores, pelas três capitanias do arquipélago dos Açores, pelos restantes parceiros do projeto MARGULLAR e pela Associação de Operadores de Mergulho dos Açores (AOMA). Com a sua edição, iniciou-se uma nova fase na estratégia do Governo Regional para a proteção e divulgação do seu património cultural subaquático. Nos meses que se seguem, serão efetuadas formações, junto dos operadores de mergulho, com vista a divulgar as boas-práticas, difundir o manual e procurar consensualizar questões mais sensíveis entre todas as partes envolvidas. As formações resultam de um protocolo assinado entre a direção regional e a AOMA, que estabeleceu compromissos de ambas as partes na defesa e promoção do património arqueológico da Região.



































Fonte: Agenda Cultural Açores

Sem comentários:

Publicar um comentário