Filhos da Terra em intercâmbio cultural com Mouronho de 8 a 12 de Novembro de 2018 - Azores Today

Últimas

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Filhos da Terra em intercâmbio cultural com Mouronho de 8 a 12 de Novembro de 2018

A Associação Filhos da Terra, da Ribeira Chã, Lagoa, estará de 8 a 12 de Novembro no continente português numa viagem cultural e de intercambio com a freguesia de Mouronho, concelho de Tábua, Distrito de Coimbra.

Do programa deste projecto estão previstas visitas a Lisboa, Fátima, Coimbra, Arganil, Tábua e naturalmente Mouronho.

Esta viagem já vem sendo preparada há algum tempo e tem como objectivo abrir horizontes culturais e musicais aos membros da associação, especialmente aos músicos mais jovens. Para a sua maioria será a primeira vez que pisarão o continente português e terão contacto com algumas realidades culturais e musicais bem diferentes das açoreanas.

Há cerca de um ano foi recebido um convite por parte da Tuna Mouronhense, de Mouronho, para que os Filhos da Terra integrassem no seu projecto da viagem uma participação no 104º aniversário desta tuna. Este convite foi aceite com agrado permitindo criar um intercâmbio cultural entre a Ribeira Chã e Mouronho. Neste sentido está também prevista uma vinda da Tuna Mouronhense, no próximo ano, à Ribeira Chã, integrada no sexto aniversário dos Filhos da Terra, assim como uma visita aos pontos mais importantes da Lagoa e da Ilha de São Miguel.

O dia 10 de Novembro será o auge desta viagem com a participação no Jantar Solene do 104º Aniversário da Tuna Mouronhense, em que os Filhos da Terra interpretarão temas da musica açoreana, tanto tradicional como contemporânea, numa actuação conjunta, em algumas musicas, com a referida tuna. Antes da entrada em palco do grupo Açoreano, será projectado um filme promocional da freguesia de Ribeira Chã, assim da ilha de São Miguel, como forma de dar a conhecer as nossas realidades paisagísticas e culturais. Este video é uma produção da própria Associação Filhos da Terra.

Nesta noite de aniversário participará também o reconhecido autor e compositor Amadeu Dinis da Fonseca, natural daquele concelho, e autor do “Tema de Ribeira Chã”, interpretado pelos Filhos da Terra. Este artista tem acompanhado o percurso deste grupo musical e prontamente disponibilizou-se para fazer parte do projecto de forma activa.

Em Mouronho, os Filhos da Terra ficarão instalados no Solar de Mouronho, uma propriedade recentemente adquiria por um açoreano, com ligação a alguns elementos dos Filhos da Terra, que generosamente disponibilizou-se para assegurar a estadia de todos.

Todo o custo desta viagem será suportado pela associação e seus membros sem qualquer comparticipação estatal. Ao longo de dois anos o Grupo Acústico Filhos da Terra, desenvolveu varias iniciativas musicais que resultaram na angariação das verbas necessárias para a viagem. A isto também se juntou o esforço de cada um no sentido de garantir o pagamento de parte da despesa.

 

Foto: Câmara Municipal de Ponta Delgada

 

Fonte: Filhos da Terra

Sem comentários:

Publicar um comentário